Aclamada nos EUA, 'Jane the Virgin' estreia no Brasil com 'sangue latino'


A protagonista de "Jane the Virgin" rendeu à atriz Gina Rodríguez, filha de porto-riquenhos, o Globo de Ouro de melhor atriz em 2015. Mas para a atriz Andrea Naveda, mãe de Jane na série que estreia nesta quinta (19) no Brasil, um dos maiores reconhecimentos é a celebração da identidade latina em uma comédia de sucesso na TV americana.

"Sempre vivi [nos EUA] uma luta contra a minha identidade, se pertencia ao mundo latino-americano ou 'americano-americano'. Não tinha exemplos [de personagens latinos] na TV, especialmente positivos", comenta Andrea, em entrevista com jornalistas da região. Para ela, a série é uma oportunidade de retratar o que é ser latino nos Estados Unidos. "Finalmente temos uma voz, e vamos continuar falando."
Divulgação
Os atores Andrea Navedo e Jaime Camil, pais de Jane na série "Jane the Virgin"
Os atores Andrea Navedo e Jaime Camil, pais de Jane na série "Jane the Virgin"
Não poderia ser diferente: "Jane the Virgin", sobre uma jovem que engravida virgem, tem sangue latino. A trama é uma adaptação da novela venezuelana "Juana la Virgen", e o tempo todo presta referência aos folhetins eletrônicos.

O melodrama televisivo é parte do imaginário coletivo do continente e do elenco —não só como público, mas como atores em produções do gênero. Tanto Naveda como Jaime Camil, o pai da protagonista na ficção, já atuaram em novelas antes de serem escalados para seriados.

"Como no Brasil, crescemos na cultura da novela. Entendemos ela muito bem", diz Camil. Filho de mãe brasileira, ele já tem um fã clube no Brasil, conquistado após atuar em "Por Ela Sou Eva", dramalhão mexicano exibido pelo SBT em 2014. crescemos na cultura da novela. "Estou feliz por finalmente chegar ao Brasil com esse show", afirma o ator, que concedeu uma pequena parte da entrevista em português.

A diferença entre gravar uma série e uma novela, contam, está no ritmo de trabalho e na profundidade que as atuações conseguem atingir em cada produto. "O seriado providencia o luxo do tempo", opina Andrea.

"Numa série, você tem sete dias para gravar 47 minutos [de episódio]. Numa novela, são 47 minutos por dia. Você tem que chorar, rir, tudo em oito horas", diz Camil.

Aos risos, ambos elencam seus clichês favoritos na teledramaturgia latino-americana. "Quando um homem acaba dormindo com a irmã de sua amada", revela o ator. "Quando um personagem é assassinado e reaparece depois vivo", diz Andrea Navedo.

Pela avaliação da crítica —que aclamou a comédia como uma das melhores de 2014—, os lugares-comuns do gênero resultam em uma narrativa elegante em "Jane the Virgin".

NA TV
JANE THE VIRGIN
Estreia da 1ª temporada
QUANDO às 22h30, no Lifetime


Fonte: Folhapress


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Séries

Novelas

Filmes